A logística pode facilmente ser relacionada como um dos pilares principais de uma empresa, pois uma vez que se atinge a excelência neste processo, os clientes ficam mais satisfeitos, melhorando a rentabilidade e a imagem da empresa no panorama geral do mercado.
Porém, o próprio mercado evoluiu e se viu com a necessidade de revisar algumas práticas para reduzir o impacto que os transportes e o desperdício de materiais causam no planeta, visando melhorar a eficiência, sem abrir mão de pensar no meio ambiente e na sustentabilidade.
A partir disso, nasceu a logística sustentável, uma forma de unir a conscientização com a produtividade.
Neste artigo, vamos te explicar melhor quais são os conceitos que definem a logística sustentável, as diferenças entre ela e as práticas tradicionais e quais as vantagens de se ter esse modelo de administração.
O que é a logística sustentável?
A logística sustentável é basicamente a união de um modelo de entregas que melhore ainda mais a relação tempo e custo, juntamente com ideias de sustentabilidade que evitem a emissão de gases poluentes e o desperdício de recursos e insumos.
A sociedade atual convive com um mercado cada vez mais inflado e repleto de opções de consumo e serviços.
Só no Brasil, 1,3 milhão de empresas são criadas a cada quatro meses, segundo o boletim de 2022 da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia.
Com números tão grandes assim, é responsabilidade destas empresas zelar por processos que não sejam agressivos, tanto ao meio ambiente quanto à sociedade.
Para aderir esse novo formato de logística, é necessário que a empresa esteja ideologicamente alinhada com outros princípios de sustentabilidade, que vão além da ecologia, por exemplo:
- Melhora na distribuição da renda e margem de lucro;
- Fornecimento de mais qualidade de vida aos colaboradores da empresa;
- Incentivo à geração de empregos.
A logística sustentável é uma forma de garantir que a empresa sobreviva no presente, visando a prosperidade do futuro.
Quais são as diferenças entre a logística sustentável e a tradicional?
Como citamos anteriormente, o principal propósito da logística é garantir que os produtos cheguem ao consumidor final da melhor forma possível, com os processos de armazenagem, circulação e distribuição funcionando com total maestria.
Para entender quais são as principais diferenças entre as logísticas, é preciso entender quais são as práticas que caracterizam a logística sustentável e assim compreender que a forma tradicional de gerenciamento não contempla nada disso.
Algumas delas são necessariamente de maior responsabilidade do embarcador e outras do transportador, mas precisam estar alinhadas para que o processo como um todo funcione.
As principais mudanças são:
- Otimização das rotas de transporte;
- Redução de CO2 na atmosfera com a diminuição do transporte motorizado;
- Manutenção preventiva dos veículos;
- Modernização da frota;
- Economia no uso de combustíveis fósseis, com as frotas mais modernas;
- Treinamento de motoristas para mais eficiência;
- Otimização da eficiência produtiva dos combustíveis;
- Contratação de mão-de-obra local;
- Coleta e distribuição na parte noturna;
- Planejamento de descarte adequado dos resíduos;
- Estruturação da empresa para que garanta mais qualidade de vida para as pessoas que residem no entorno da indústria.
Quais são as vantagens de aplicar a logística sustentável?
Muitos gestores e diretores ainda tendem a hesitar no momento de aplicar as mudanças sustentáveis, pois isso significa que haverá a necessidade de investimento financeiro para a modernização de diversos setores.
Porém, o que muitos não imaginam é que o modelo de logística sustentável também gera retorno financeiro a médio prazo, tornando o investimento 100% vantajoso.
Vamos entender quais são suas principais vantagens sócio-econômicas, abaixo.
Valoriza a imagem da empresa no mercado.
O consumidor está cada vez mais consciente e integrado às empresas que fornecem serviços a ele.
Por isso, é extremamente importante que as empresas não só possuam uma política de sustentabilidade, mas que na prática isso também seja aplicado. O próprio consumidor estará de olho em tudo isso e, com certeza, criará empatia com um serviço que está alinhado aos ideais dele.
Além disso, estar de acordo com a modernização do mercado, naturalmente também eleva o patamar de certa marca ou empresa, em relação às que não realizam tais práticas.
Dessa forma, os consumidores reconhecem, os concorrentes reconhecem e o mercado como um todo também reconhece esta evolução.
Reduz custos
Tornar alguns processos mais eficientes e diretos, influencia diretamente na redução de custos operacionais.
Uma vez que determinado gasto diminui ou é eliminado, a empresa tem condições de oferecer preços mais acessíveis aos clientes, sem abrir mão da margem de lucro.
Um bom exemplo para a redução de custos é adotar o transporte por bicicletas para a realização de entregas em determinadas regiões.
Com elas, é possível garantir a economia com combustíveis fósseis e frotas caras, além da redução de poluição da atmosfera. Também é através das bicicletas que é possível setorizar a mão-de-obra de entrega em determinada região, garantindo que os clientes recebam seus produtos com mais rapidez e, consequentemente, reduzindo a carga horária dos colaboradores.
A Mobi é um exemplo de empresa que já trabalha utilizando bicicletas como forma de transporte para suas entregas. Você pode conhecer um pouco mais dos benefícios de aderir essa prática neste conteúdo sobre a importância do entregador de bicicleta.
Racionaliza os recursos
Realizar o gerenciamento dos recursos também é parte indispensável para qualquer empresa que visa eliminar ou reduzir drasticamente o desperdício.
A conta é muito simples: quanto maior for a reutilização dos recursos, menor será o desperdício e o gasto com materiais que nunca serão utilizados.
Uma das formas de reutilizar esses recursos é aplicando a logística reversa. Vamos entender o que é ela, a seguir.
Logística reversa
Partindo do ponto que a finalidade da logística comum é fazer o planejamento, o armazenamento e a entrega de determinado produto, a logística reversa é justamente o contrário.
Ela está diretamente ligada à sustentabilidade, pois é uma prática que adota alguns procedimentos para realizar a coleta de resíduos sólidos, de forma que sejam reutilizados ou descartados corretamente.
Basicamente, os resíduos voltam para a empresa para que possam ser reaproveitados, sem haver a necessidade de utilizar novas matérias-primas. Tanto as contas da empresa quanto o meio ambiente agradecem.
A empresa também pode tomar algumas medidas que promovem a logística reversa, como:
- Inclusão de uma rota para recolhimento dos produtos descartáveis;
- Parcerias com cooperativas ou organizações que coletam e aproveitam esses resíduos descartados;
- Avisos nas embalagens instruindo sobre um descarte correto.
A Logística sustentável é o futuro das empresas
Assim como a Mobi, que já possui seus pilares instaurados na logística sustentável e na logística reversa, milhares de empresas pelo mundo todo também estão sendo reformuladas e modernizadas para se adequar a tudo isso que o mercado atual pede.
Pensar no futuro do planeta é também pensar no futuro da sua empresa e na prosperidade dela por longos anos. Sem se aliar à sustentabilidade, os recursos diminuem, a qualidade de vida dos colaboradores e clientes é prejudicada, fazendo com que a demanda pelo produto diminua e o capital da empresa despenque.
Clique aqui e conheça todas as soluções que a Mobi realiza de forma sustentável, com foco em um futuro mais produtivo para as pequenas, médias e grandes empresas.