Se você já recebeu uma encomenda através de transportadora, deve ter passado pela sensação de ansiedade referente ao status do seu pacote, não é mesmo? Uma das etapas que mais geram essa expectativa é a chamada “em rota de entrega”. Ao mesmo tempo, muitas pessoas se perguntam: “o que significa em rota de entrega?”

Neste artigo, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre essa e as outras etapas relacionadas ao status de um pacote transportado pela Mobi Logística. Já adiantamos que todas as entregas da Mobi passam por seis etapas. São elas: 

  • Produto coletado pela Mobi;
  • Preparado para envio;
  • Em transferência para o seu destino;
  • Recebido na sua região;
  • Em rota de entrega;
  • Produto entregue.

Ah! Vale destacar que, em alguns casos, existe um sétimo estágio em que um pacote pode se enquadrar durante esse processo: “em tratativa”. Falaremos um pouco mais sobre ele à frente. Primeiro, vamos focar no tema principal deste artigo, a rota de entrega.

O que é uma rota de entrega

Essa é uma das etapas mais importantes no setor logístico. Ela ajuda, entre outras coisas, na padronização dos prazos de envio. Uma transportadora que faz um bom planejamento de suas rotas de entrega será capaz de oferecer um serviço de qualidade tanto para seus clientes quanto para os consumidores finais, ou seja, os destinatários. 

A rota de entrega nada mais é do que o mapeamento de todo o trajeto necessário para que um pacote chegue ao seu destino. Ela considera o cálculo de distância e de trânsito, o uso de combustível, as condições das estradas, a segurança, os horários de entrega, entre outros.

Tudo isso é avaliado para que as entregas sejam realizadas no menor tempo e a um custo reduzido, beneficiando todas as partes envolvidas. Para o destinatário, é fundamental que a transportadora trace muito bem essa rota, pois assim seu pacote será entregue com muito mais segurança e agilidade. Os investimentos em tecnologia na logística também são importantes para essa otimização de percurso. 

Assim sendo, quando o status do seu pedido estiver na etapa “em rota de entrega”, você saberá que, após a transportadora realizar uma análise minuciosa de como fazer com que seu pacote chegue o quanto antes e em segurança até o seu destino, seu pedido está a caminho e, de acordo com a estimativa de tempo previamente definida, será entregue.

Agora, vamos falar um pouco sobre as outras etapas que envolvem o status de um pacote aqui na Mobi.

 

Van personalizada com a identidade visual da Mobi estacionada na doca de uma das filiais da empresa.

Da coleta à entrega final, a Mobi cuida de cada pacote com excelência.

As etapas para envio de um pacote transportado pela Mobi

  • Produto coletado pela Mobi: significa que seu pacote já está conosco. Logo será separado e direcionado para nossa filial mais próxima do seu destino;
  • Preparado para envio: essa etapa indica que seu produto já está prontinho para viajar até você;
  • Em transferência para seu destino: agora, seu pacote está a caminho da filial da Mobi mais próxima da sua região;
  • Recebido na sua região: nessa etapa, sua entrega já está bem perto de você e chegou em nossa filial. Agora, nossa equipe vai separá-la para levá-la até você;
  • Em rota de entrega: tem um Mober chegando ao seu destino. Como você já pode acompanhar até aqui neste artigo, esse é o estágio do processo em que o pacote está no percurso para chegar até o seu destino. 
  • Produto entregue: pronto! Seu pacote chegou e você já pode aproveitar.


Vale lembrar que você pode acompanhar o status do seu pedido no site da Mobi. Basta inserir o código de rastreio e será possível identificar em qual etapa de envio ele se encontra.

E o que significa o status “em tratativa”?

Hora de falar de um status que pode ou não aparecer no processo de transporte realizado pela Mobi. Falamos que um pacote está “em tratativa” quando acontece o que chamamos de ocorrências. São situações que fogem do nosso controle, entre elas:

  • Número não localizado;
  • Mudança do destinatário para um novo endereço;
  • Endereço insuficiente;
  • Endereço incompleto;
  • Ausência do destinatário na terceira tentativa.

Por isso, é essencial que todos os seus dados estejam atualizados junto à empresa que contrata os serviços de transporte da Mobi. Além de ser imprescindível que, ao identificar um pacote “em rota de entrega”, tenha alguém no destino para recebê-lo.

Qual é o prazo de entrega da Mobi?

A resposta é: depende. A estimativa de entrega de um pedido vai depender de alguns fatores, como o local em que foi solicitado, a origem do produto, ou seja, onde ele será coletado pela Mobi, o destino e a data em que a coleta será realizada.

Unidade da Mobi em Osasco, com alguns carros da empresa estacionados em frente às docas.

Antes de entrar “em rota de entrega”, o pacote é direcionado para uma filial da Mobi próxima ao destino.

E o que fazer quando o rastreamento indica que a encomenda foi entregue, mas o destinatário não a recebeu?

Trabalhamos para que todas as entregas sejam realizadas com sucesso e que os destinatários recebam seus pacotes com tranquilidade e sem quaisquer transtornos. 

Caso, eventualmente, no seu rastreamento conste que a encomenda já foi entregue, mas você não tenha recebido, é importante entrar em contato diretamente com a empresa responsável pelo pedido para notificá-la. Com isso, será gerada uma acareação interna para investigar o que houve de errado com a entrega.

Vale mencionar que em prédios e condomínios pode ocorrer engano no momento da entrega. Por isso, é importante conferir com o porteiro e com os vizinhos, pois seu pacote pode estar no endereço/apartamento errado.

Em todos os casos, é certo que tanto a empresa responsável quanto a transportadora vão resolver a situação. 

Quem pode receber um pacote que está em rota de entrega?

Para as entregas realizadas pela Mobi, somente pessoas acima de 18 anos, munidas de documento de identificação, podem receber uma encomenda que está em rota de entrega. Será solicitado que ela assine o comprovante de entrega digital, para que o processo seja realizado com segurança.

E quando não tem ninguém para receber um produto que está em rota de entrega?

Como mencionamos anteriormente, esse é um dos casos em que um pacote pode ficar no status “em tratativa”. A Mobi efetua até três tentativas de entrega no local previamente indicado, em dias alternados.

Após esse período, o pedido retorna para o centro de distribuição de origem, ou seja, o local em que ele foi coletado no início do processo. A partir daí, será necessário entrar em contato com a empresa para que seja realizado um novo processo de envio.

 

Funcionário da Mobi uniformizado com a jaqueta da empresa, sorrindo e batendo no peito. Ao fundo, parte da frota de veículos da Mobi

A Mobi realiza muito mais que uma entrega.

Mobi: muito mais que uma entrega

A aderência a tecnologias de ponta e a atenção especial com o atendimento ao cliente formam a essência da Mobi em toda a sua cadeia logística. Assim, cuidamos com excelência de cada pacote, da coleta à entrega, para que você receba sempre com tranquilidade e segurança.

Quer saber mais sobre a Mobi? Acesse nosso Instagram e fique por dentro de todas as atividades, os serviços e as ações que diariamente consolidam a Mobi como uma empresa que faz muito mais que uma entrega.