Mais do que nunca, a tecnologia na logística é de fundamental importância para estar no topo do mercado. Não é apenas questão de marketing: é, cada vez mais, uma necessidade. Afinal, potencializar resultados é o grande ponto da tecnologia logística. Dessa forma, conheça aqui algumas das ações e ferramentas tecnológicas que trouxeram a Mobi até o patamar de destaque nacional.

Como a Mobi encara a tecnologia na logística

Começamos nossa história em 2015. Nessa época, smartphones já eram uma realidade há vários anos; computadores e tablets ficavam cada vez mais leves e finos; a internet ganhava novas regras, leis e regulamentações; em suma, vivíamos um período de grandes mudanças na tecnologia.

Foi nesse cenário que a Mobi foi fundada, com o nome de iCourier Logística. Assim, nos espelhando na Apple, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, para criarmos as bases do que buscamos com nossa marca.

Queríamos ser referência no segmento logístico. Ao mesmo tempo, queríamos ser referência de uma empresa empenhada com seus funcionários, clientes, país e meio ambiente. Dessa forma, sabíamos que era necessário unir tecnologia de ponta com serviços de qualidade.

De antemão, tínhamos em mente que isso só seria possível com grandes investimentos. Tanto em pessoal quanto em equipamentos. Assim, juntamos esses dois pilares fundamentais ao compromisso de melhoria contínua em todos os nossos processos internos.

Em conclusão, para nós aqui na Mobi, tecnologia é uma necessidade intrínseca de uma logística:

  • Ágil;
  • Eficiente;
  • Mais segura;
  • Engajada na preservação ambiental;
  • Que traga melhorias para a vida dos nossos colaboradores;
  • Eficaz;
  • Comprometida com a satisfação dos clientes;
  • Que ajude a construir um mundo melhor.

O fundamento da tecnologia logística

Logística, em si mesma, não é nada novo. Afinal, desde a antiguidade guardamos coisas, transportamos coisas, entregamos coisas. Antes de mais nada, logística é parte da vida.

A tecnologia, por sua vez, ganhou uma interpretação diferente no fim do século 19, com o uso da eletricidade. Algo que foi intensificado com a revolução eletrônica e, posteriormente, a digital. Nesse ínterim, pensamos em tecnologia como aparelhos e equipamentos: celulares, computadores, máquinas, carros. Entretanto, tecnologia é mais do que isso.

Tecnologia é a combinação de conhecimento com métodos, processos e habilidades práticas. Em suma, tudo que é capaz de modificar o mundo de alguma forma pode ser chamado de tecnologia.

Desse modo, quando falamos de tecnologia na logística, queremos dizer o conjunto de ideias, saberes e práticas que possibilitam tornar o transporte e armazenamento de itens da melhor maneira possível.

O que é a tecnologia em gestão de logística?

Como falamos, logística é o conjunto entre transporte e armazenagem de coisas. Desse modo, gestão é parte fundamental do processo logístico. Sem ela, logística nenhuma funciona.

Por causa disso, quando falamos em tecnologia em gestão de logística estamos falando de uma especialização dentro do setor. Especialmente com o aumento de escala das operações logísticas, contar com uma administração que tenha tecnologia de ponta à seu favor é a receita para o sucesso.

Reconhecendo essa necessidade, a Mobi investiu desde o começo em ter uma boa plataforma de gestão logística. Isso vale tanto internamente, para nossos colaboradores, quanto externamente, para nossos clientes e parceiros.

Sob o mesmo ponto de vista, reconhecemos na gestão de conhecimentos e habilidades um fator primordial no sucesso de nossas operações. É a união entre a tecnologia humana e a tecnologia de aparelhos, equipamentos e processos que fazem o diferencial da Mobi.

tecnologia na logistica como usar

Uma das formas de investir em tecnologia em gestão de logística é realizar campanhas e workshops com os colaboradores.

Tecnologia na logística: princípios práticos

Desde antes de começarmos nossas operações, tínhamos claro que havia pontos-chave que deveríamos abordar a partir de uma visão tecnológica. Em outras palavras, víamos o quanto processos já existentes poderiam ser melhorados se aplicássemos o “jeito Mobi” de fazer logística.

A seguir exploraremos melhor cada um deles, ressaltando como eles nos ajudam a potencializar nossos resultados.

Rastreamento de remessas

Um dos principais fatores na hora de escolher uma empresa de logística é conferir se ela oferece o rastreio das remessas. Por isso, investir na tecnologia de rastreamento foi uma das prioridades da Mobi.

Desde o início de nossas operações, oferecemos acompanhamento passo a passo de cada remessa, confirmação de entrega digital, além do envio de SMS ou e-mail com dados do recebedor. Dessa forma, proporcionamos mais confiabilidade para nossos clientes.

Com o tempo, claro, melhoramos nossos serviços. Contamos com servidores de alta escalabilidade. Desse modo, garantimos a segurança e integridade de todos os dados confiados a nós. Da mesma forma, isso nos permite manter nossos sistemas no ar o tempo inteiro, sem quedas.

Também temos uma plataforma própria, desenvolvida por nós. Assim, proporcionamos aos nossos clientes um dashboard personalizado. Nele, é possível acompanhar cada remessa, entrar em contato com o suporte e muito mais.

Aplicativo para colaboradores

Nosso aplicativo é outro exemplo de investimento em tecnologia. Também o desenvolvemos internamente, para que ele seja o melhor possível para nossos colaboradores.

Disponível para Android e iOS, ele tem diversas funções:

  • Cadastro de currículos para quem quer trabalhar conosco;
  • Ponto eletrônico de horários para os colaboradores;
  • Acompanhamento de cada remessa a ser feita;
  • Processos internos da Mobi.

Ter todas essas funções e informações na palma da mão traz facilidade, versatilidade e segurança aos nossos colaboradores. Dessa forma, melhoramos o fluxo de trabalho, além de ajudar a reduzir a quantidade de papel que utilizamos.

Ao mesmo tempo, conseguimos proporcionar uma plataforma mais simples e intuitiva aos Mobers. Isso é especialmente importante para nossos entregadores, pois eles precisam gerenciar seu tempo e afazeres diários em meio ao trânsito das cidades.

Redução do impacto ambiental

Aqui na Mobi, nossos investimentos e iniciativas são a favor do meio ambiente. Nesse ínterim, aplicamos tecnologias variadas em todos os processos.

Um excelente exemplo são os baús das nossas motos de entrega. Eles são feitos de materiais 100% recicláveis. Assim, reduzimos o impacto ambiental das nossas atividades e contribuímos para a sustentabilidade das nossas ações. Igualmente, todas as nossas caixas são 100% recicladas.

Outra iniciativa é realizar a troca de copos descartáveis por canecas de alumínio. Dessa forma, reduzimos a quantidade de lixo produzido. Também reforçamos a necessidade de valorizar os recursos naturais disponíveis.

Enquanto algumas ações já são efetivas na Mobi, como os entregadores de bicicleta, outras ainda estão em fase de testes. Isso nos permite entender melhor quais ações têm real impacto positivo para nosso planeta. Sendo assim, aumentamos a eficiência das nossas práticas de preservação.

Comunicação entre computadores e mobile

Já mencionamos nosso aplicativo, servidores e também dashboards. Porém, de nada adiantaria ter essas tecnologias se uma não trabalhasse em prol da outra.

Estamos em uma época em que a maioria das pessoas acessa a internet por meio do celular. Ao mesmo tempo, sabemos que tarefas mais complexas continuam dependendo de computadores. Portanto, essa dualidade da informática requer que essas tecnologias dialoguem entre si.

Nossos sistemas, programas e plataformas são integradas. Em primeiro lugar, isso permite uma troca de informações mais rápida e prática. Segundamente, dá versatilidade tanto para nossas ações internas quanto para nossos clientes.

Portanto, garantir a comunicação entre tecnologias diferentes é da mais alta importância. Isso não só incentiva o avanço tecnológico, como também torna o fluxo de trabalho e de consulta de informações muito melhor.

tecnologia na logistica vantagens

A etiquetadora automática é um exemplo da eficiência proporcionada pela tecnologia na logística.

Eficiência na triagem e organização de pacotes

Pessoas são fundamentais para o sucesso de qualquer empresa. Porém, é uma realidade que, para algumas tarefas, máquinas funcionam melhor do que pessoas.

Nesse sentido, um bom exemplo disso são operações mecânicas, que apenas requerem manusear objetos ou confirmar informações. Reconhecemos que pessoas podem oferecer mais do que apenas uma execução simples. Então, para permitir essa dedicação ao que realmente importa, investimos em tecnologias que realizam a parte mecânica do trabalho.

Em razão disso, usamos nossas etiquetadoras automáticas. No total, temos capacidade para etiquetar cerca de 9 mil remessas por hora: mais do que nossos Mobers conseguiriam fazer. Em suma, cada remessa é identificada, a etiqueta com um QR code é gerada e carrega todas as informações de rastreio para os nossos clientes.

Semelhantemente, contamos também com um equipamento chamado sorter. Ele lê as informações de cada remessa e automaticamente as organiza e distribui. Com isso, o processo de triagem fica muito mais rápido e eficiente. O que, por sua vez, agiliza os processos de armazenagem e entrega.

Estudos de rota e adequação dos serviços às necessidades dos clientes

Esses dois tópicos são excelentes exemplos de como conhecimento e experiência são, também, tecnologia logística.

Primeiramente, os estudos de rotas são fundamentais na logística. Procurar caminhos mais rápidos, com menos trânsito e semáforos, com maior velocidade de rodagem… tudo isso é realizado continuamente por nossa equipe. Como resultado, conseguimos aumentar muito a eficiência de nossos entregadores.

De forma similar, rotas melhores reduzem o tempo de rodagem dos veículos. Isso, por sua vez, diminui a quantidade de poluentes produzidos, contribuindo assim para uma logística mais sustentável.

Aliás, um excelente exemplo de logística sustentável e com menos poluentes é a utilização de bicicletas. Nosso projeto se chama Bike Mober e tem obtido ótimos resultados.

Ele é da adequação de nossos serviços às necessidades de nossos clientes. Já realizávamos entregas rápidas, porém precisávamos de um modelo que funcionasse bem em pequenas áreas que concentram muitas entregas. Portanto, bicicleta foi a solução que melhor uniu sustentabilidade com eficácia: tecnologia logística em dobro.

Abrangência como forma de eficiência operacional

Antes de tudo, precisamos desmistificar um ponto sobre a abrangência logística: ela não é benéfica por si só. Em outras palavras, muitas empresas acham que apenas por atingir mais localidades, fazem um serviço melhor. Isso não é verdade. Portanto, é preciso reavaliar como se entende abrangência.

Ou seja, é necessário pensar em abrangência como uma tecnologia na logística.

Por exemplo, adianta atender a 10 cidades se apenas 3 terão um serviço de qualidade? Claro que não. Similarmente, não há porque atender 10 cidades se, para isso, há a precarização dos colaboradores e das condições de trabalho.

Mais do que aumentar a área de atuação, a abrangência permite:

  • Estruturar melhores rotas;
  • Adequar serviços às regiões atendidas;
  • Proporcionar mais empregos na região;
  • Expandir a capacidade de servidores;
  • Diminuir tempo de coleta e entrega;
  • Reduzir a quantidade de poluentes gerados;
  • Estreitar a relação com os clientes da região.

Ou seja, é claro que expandir o mercado consumidor da empresa de logística é algo positivo. Entretanto, passa muito longe de ser a única vantagem dessa decisão.

tecnologia na logistica mobi investe

Ações de sustentabilidade, como baús e caixas recicladas, unem tecnologia logística com preservação ambiental.

Usando a tecnologia em gestão de logística a seu favor

Como mencionamos anteriormente, tecnologia em gestão de logística é uma especialização no ramo. É unir a tecnologia dos equipamentos e processos com o conhecimento e experiência humanos.

Nos tópicos anteriores desse texto, mencionamos diversas ações internas e externas que nós, da Mobi, colocamos em prática. Em outras palavras, mostramos formas reais de aplicar tecnologia em gestão de logística.

Desse modo, esperamos que fique claro para você o quanto é necessária uma mudança de paradigma para entender (e fazer) logística nos dias atuais. Em suma, já foi o tempo em que logística era apenas transportar coisas.

Acompanhe a Mobi para saber mais sobre tecnologia na logística

Um grande diferencial da Mobi é que já nascemos com a tecnologia como um de nossos valores. Dessa forma, sempre foi claro para nós que a tecnologia deveria trabalhar em favor de todas as nossas ações.

Portanto, se você quer saber mais da Mobi, acesse nosso site. Ao mesmo tempo, para acompanhar nossas ações internas, novos projetos e atividades, siga nossas redes sociais: estamos presentes no LinkedIn, Facebook e Instagram.

Dessa forma você saberá em primeira mão sobre como estamos estruturando nossa tecnologia logística. Antes de mais nada, acreditamos em um mundo no qual ela contribua para o desenvolvimento da vida: é para isso que nos dedicamos.

Por fim, caso você tenha alguma dúvida ou necessidade logística não atendida, fale conosco. Ficaremos felizes em te ouvir e propor uma solução eficiente, sustentável e tecnologicamente avançada.