A armazenagem logística é um serviço importante para empresas que lidam com um grande volume de remessas, com pacotes de grande porte, prazos apertados, envios recorrentes e/ou que precisam de agilidade na entrega de seus produtos. Confira aqui as principais vantagens e o custo-benefício da logística de armazenagem

Empresas que não têm a logística de armazenagem própria

A armazenagem logística é algo muito simples, porém de grande importância para qualquer empresa que faça o envio de remessas.

Uma vez que a empresa tem algo que precisa enviar para seus clientes — seja um produto, documento ou qualquer outro item —, poder contar com um espaço de armazenamento permite maior eficiência logística

Porém, diversas empresas não possuem a estrutura necessária para isso. Ao contrário do que possa parecer, tomar a decisão de não ter estrutura logística própria pode ser uma decisão de negócios muito bem pensada e planejada.

Como algumas empresas pensam a armazenagem logística

Especialmente na última década, cresceu muito a diversidade de abordagens empresariais. De forma simples, muitas empresas, em particular startups e negócios de menor porte, apostam em formas diferentes de operação logística.

Cada vez mais fala-se, no mercado global, sobre redução de custos não apenas em termos de contas, mas também em estrutura física. Algo especialmente importante para empresas que lidam com tecnologia e se baseiam na internet, por exemplo.

Dessa forma, enquanto organizações mais tradicionais apostam em fazer grandes investimentos de estrutura logística, outras apostam em reduzir esses gastos e contratar empresas especializadas para isso.

A estratégia de contratar uma empresa de logística

Vale ressaltar que a possibilidade de não ter a estrutura de logística própria é algo que não necessariamente fará sentido para todas as empresas. Ainda assim, muitas escolhem esse caminho por terem ótimos resultados e saberem de seu potencial.

Elas então contarão com o apoio de um negócio especializado na armazenagem logística. Muitas vezes, é a empresa logística que também lidará com toda a demanda de coleta e envio das remessas, unificando assim esses serviços.

Ou seja, ao invés de gastar com toda a estrutura física de armazenagem, sistemas de informática, controle de pacotes, separação, triagem, organização, funcionários e vários outros pontos, essas empresas economizam ao realizar o outsourcing dessas atividades. Do inglês, “to outsource” significa “procurar externamente por um provedor”.

Isso tanto permite que a empresa reinvista o montante que seria gasto como também que ela conte com experts no assunto lidando com essa parte vital dos negócios.

Empresas que têm a logística de armazenagem própria

Muitas empresas têm sua própria armazenagem logística e, ainda assim, investem também nesse tipo de serviço. Mas por que elas fazem isso?

Essa estratégia busca exatamente aliar as vantagens do serviço de armazenagem logística com a possibilidade de ter sua própria estrutura interna. É algo particularmente presente em empresas que estão buscando inovação e querem se atualizar com o mercado.

Quais as vantagens da armazenagem logística outsource

A principal vantagem dessa estratégia é contar com o conhecimento e expertise da empresa dedicada em favor de seu negócio.

Uma empresa de logística fará um melhor uso para os recursos que a empresa contratante possui, além de já ter consigo toda a estrutura adjacente necessária para potencializar a operação.

Além disso, a empresa contratante também ganha ao ter ao seu alcance o bom exemplo de gestão logística. É uma troca muito positiva, pois ela também poderá descobrir formas de melhorar seus próprios processos internos.

Expansão e abrangência logística

Um dos principais pontos que fazem empresas buscarem uma companhia de logística é aumentar sua área de cobertura.

Uma empresa de logística especializada fará um excelente trabalho de cobertura de território. Isso permite tanto atingir novos potenciais clientes como também realizar um trabalho melhor de suporte aos clientes já fidelizados.

Com um custo de armazenagem menor, esse tipo de expansão vem sendo cada vez mais buscada em todo mundo.

Essa expansão também proporciona maior agilidade nas decisões estratégicas. Isso acontece porque ele é mais versátil do que fazer toda a implementação de uma estrutura logística própria.

O outsource da logística de armazenagem, portanto, permite que a empresa contratante cresça mais e de forma acelerada quanto ao que seria possível de outra forma.

vantagens da armazenagem logistica

A triagem de remessas é uma parte importante da logística de armazenagem.

Qual o custo de armazenagem para uma empresa?

Essa é uma pergunta-chave para qualquer empresa que fará o envio de remessas.

De forma simples, o custo de armazenagem final de uma empresa varia de acordo com uma série de fatores:

  • Quantidade, tamanho e peso das remessas;
  • Por quanto tempo ficarão armazenadas;
  • Caso haja, quais as necessidades especiais de armazenamento (controle de temperatura, luminosidade, tipo de veículo para transporte etc.);
  • A distância entre o local de coleta da remessa e o local de armazenagem;
  • A distância entre o local de armazenagem e o destino;
  • Quanta tecnologia é utilizada durante todo o processo logístico;
  • Qual o suporte necessário para a empresa contratante;
  • Qual tipo de serviço de armazenagem foi contratado;
  • Entre outros.

Isso tudo significa que para realizar o armazenamento de um pacote há um investimento muito maior a ser feito do que somente ter o espaço disponível para isso.

Além disso, um ponto fundamental na questão são as tecnologias leves e leves-duras envolvidas no processo logístico. Em outras palavras, o quanto de conhecimento, experiência, capacitação e treinamento é necessário para os colaboradores manterem e realizarem as operações logísticas da empresa.

Portanto, a união dos gastos com estrutura e tecnologia, junto aos gastos com pessoal e administração, tornam a logística de armazenagem um ponto focal no orçamento de qualquer empresa.

Há como reduzir o custo de armazenagem da minha empresa?

Há diversas formas e métodos de redução de custos que podem ser aplicados à armazenagem logística.

Como já mencionamos, utilizar tecnologias modernas, com equipamentos, softwares e estratégias inovadoras de negócios é uma das principais formas utilizadas atualmente no mercado.

Foi-se o tempo em que reduzir custos era sinônimo de demitir funcionários e diminuir a escala da operação. Hoje, reduzir custos é sinônimo de inteligência de negócios e estratégia de outsourcing.

Além de continuamente buscar uma melhor gestão logística, cada vez mais empresas optam por deixar especialistas realizá-la. É uma forma de atualizar suas operações para as necessidades e requisitos atuais do mercado consumidor.

Outra estratégia de redução de custos que funciona muito bem é a utilização de serviços de entrega rápida. Alguns desses serviços contarão com coletas periódicas — às vezes até no mesmo dia — o que significa que a empresa contratante precisará de menos espaço próprio de armazenamento e também terá maior rotatividade logística.

Cada vez mais empresas prezam por terem operações mais enxutas, contando com o outsource para trazer agilidade para suas operações. Além disso, esse método traz também maior especialidade, uma vez que a empresa contratada para realizar a logística e armazenagem será expert no assunto.

Geografia logística e seus desafios

Após as remessas serem liberadas pela empresa contratante, a empresa de logística irá coletá-las e as enviará para um HUB central, onde será feita sua organização e armazenamento pelo tempo necessário para que sua entrega seja feita no momento mais propício, de acordo com o serviço contratado.

Após o plano logístico já definido para a remessa ser transportada, todo produto armazenado será triado e enviado para a filial mais próxima ao destinatário. Todo o percurso, desde a coleta até as transferências e a entrega, contará com um estudo completo de viabilidade, rotas, veículos utilizados e todos os demais fatores de importância.

Para que este planejamento seja efetivo, além do estudo do território de abrangência, são estudados:

  • Trânsito e suas características;
  • Tipos de veículos utilizados nas coletas e entregas;
  • Quantidade de entregas a serem realizadas na mesma região;
  • Condições climáticas;
  • Urgência nos prazos de coleta e entrega;
  • Rotas e suas alternativas de percurso;
  • Tipo de serviço logístico contratado.

Apesar de complexo para ser realizado, o princípio prático desse estudo é muito simples: alinhar o melhor tipo de veículo, com a melhor rota, nos melhores dias e horários de trajeto para que as remessas cheguem aos seus destinos o quanto antes.

Dessa forma é possível agilizar o processo de coleta e entrega. Também é possível reduzir custos e reduzir a quantidade de poluentes dispersos na atmosfera, uma vez que as rotas e veículos utilizados serão mais adequados e eficientes para cada serviço.

Alta densidade populacional e baixas distâncias de entrega

Este é um cenário muito comum nos grandes centros urbanos: há muita densidade populacional e de tráfego, sendo que as distâncias para coleta e entrega são pequenas.

Nesse tipo de ambiente, dá-se preferência pela agilidade de locomoção ao invés da capacidade de carga: motos e bicicletas são os veículos que melhor atendem esse cenário.

Com a praticidade em lidar com o trânsito, esses veículos melhor se adequam a prazos mais rígidos de coleta e entrega. Logo, eles tendem a ser utilizados também quando há maior rotatividade de envios.

Diante disso, o custo de armazenagem total esperado tende a ser menor, já que o fundamental não é ter grandes tempos de estadia das remessas, mas sim seu acondicionamento temporário.

armazenagem logistica bem feita faz diferença

O custo de armazenagem é variável, por isso é importante saber escolher a melhor empresa de logística para seu negócio.

Grandes distâncias entre ponto de coleta e ponto de entrega

Este é o cenário que muitas pessoas pensam quando o assunto é frete: grandes distâncias entre o ponto de coleta da remessa e seu destinatário.

Nessas situações, veículos maiores, como vans, furgões e caminhões, são preferidos. Isso acontece porque a capacidade de carga torna-se uma prioridade junto com a possibilidade de levar muitas remessas para a mesma região.

O custo de armazenagem por remessa individual tende a ser maior, então a estratégia muda para reduzir esses custos e tornar-se mais eficiente. Normalmente, isso é feito graças à quantidade de remessas armazenadas por vez.

Também vale destacar que o tempo médio de estadia das remessas no local de armazenagem logística tende a ser maior. Isso acontece porque, uma vez que várias remessas são transportadas juntas, não necessariamente todas elas terão os mesmos prazos de entrega final.

A importância de filiais e área de abrangência

Especialmente para cenários como o descrito acima, no qual as remessas passarão maior tempo armazenadas, é importante contar com uma boa abrangência logística.

Sua prioridade se dá exatamente para reduzir o custo de armazenagem e também os custos de entrega das remessas aos destinatários.

Poder contar com uma grande rede de filiais bem distribuídas no território nacional permite que a operação logística da empresa seja mais efetiva ao aproximar o local de armazenagem com os destinatários. Permite também que gastos eventuais com destinatários não presentes e retornos das remessas por quaisquer motivos sejam minimizados.

Essa distribuição territorial é um fator-chave no desenvolvimento de uma boa estratégia logística, em especial para o estudo de rotas e percursos a serem utilizados.

Além disso, poder contar com o apoio de uma equipe completa da empresa de logística que está próxima ao destinatário da remessa é algo de grande valia para a empresa contratante do serviço.

Alta densidade populacional e grandes distâncias (percurso misto)

Um cenário muito comum para entregas é aquele no qual a distância entre o ponto de coleta e o de entrega é muito grande, sendo que o ponto de entrega é em um grande centro urbano.

Esse tipo de percurso misto, que une as características dos fretes de longa distância com os desafios do trânsito dos grandes polos populacionais, torna a armazenagem um ponto fundamental de equilíbrio logístico.

Isso se dá pois o processo de triagem e readequação da estratégia logística é fundamental para o sucesso do empreendimento:

  • Trocas dos veículos utilizados;
  • Adequação da rota de entrega;
  • Agilidade no planejamento de coleta e entrega;
  • Adaptação às necessidades e imprevistos;
  • Cumprimento rigoroso dos prazos de coleta e entrega.

Todos esses pontos são grandemente auxiliados pelas filiais de armazenagem logística, pois elas fornecem a infraestrutura necessária para que os desafios dos percursos mistos sejam vencidos com eficiência e eficácia.

Como acontece a logística de armazenagem na prática

Após as remessas serem liberadas pela empresa contratante, a empresa de logística irá coletá-las e levá-las para o HUB central, onde será feita sua organização e armazenamento pelo tempo necessário para que sua entrega seja feita no momento mais propício, de acordo com o serviço contratado.

Após o plano logístico já definido para as remessas serem transportadas, todos os produtos armazenados serão triados e enviados para a filial mais próxima ao destinatário.

Todo o percurso, desde a coleta até as transferências e a entrega, contará com um estudo completo de viabilidade, rotas, veículos utilizados e todos os demais fatores de importância.

Para ter este tipo de armazenagem logística a favor da sua empresa, preencha o formulário. Dessa forma sua empresa poderá ter um melhor custo de armazenagem, mais eficiência no processo de coleta e entrega e contar com tecnologia de ponta em logística de armazenagem.

No nosso site você também confere toda a gama de soluções ofertadas pela Mobi, bem como nossa abrangência nacional.

Você também pode seguir nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades.