Há diversas empresas de transporte de carga no mercado, mas como escolher a melhor? Na hora de enviar uma remessa, além de considerar o valor de envio por transportadora, há diversos fatores que devem ser levados em consideração. Por isso, criamos este guia: para te ajudar a escolher a melhor empresa de transporte de carga para seu negócio.

Como funcionam as empresas de transporte de carga?

Para muitas pessoas, transportar cargas e remessas parece um serviço simples: o pacote a ser enviado é coletado, transportado e entregue ao destinatário. Ainda que este seja um resumo válido de como funciona uma empresa de transporte de cargas, a prática real é muito mais complexa.

Antes mesmo de uma empresa transportadora passar a atender uma determinada região, houve um completo estudo de viabilidade logística. Alguns dos fatores levados em conta são:

  • Disponibilidade de vias de tráfego;
  • Quantidade populacional da região;
  • Quais os tipos de atividades de negócios mais desenvolvidos na região;
  • Se há e qual o volume de procura pelo serviço de transporte de cargas;
  • Quais tipos de veículos de entrega seriam melhor utilizados para a região;
  • Qual valor a transportadora poderia praticar em seus serviços;
  • Quanta mão de obra especializada está disponível;
  • A infraestrutura de mobilidade (ruas, avenidas, estradas, rodovias, acessos, etc.) disponível nas proximidades de onde a empresa de transporte irá instalar sua filial;
  • Entre muitos outros detalhes, incluindo a legislação local.

Portanto,  para uma empresa de transporte de cargas se instalar em um local e começar a operar, previamente há uma série de estudos e pesquisas realizadas. Isso é importante pois, somente assim, a empresa transportadora saberá:

  • Quais soluções logísticas ofertar;
  • Como dimensionar sua frota para atender melhor à demanda;
  • Quais prazos poderá estabelecer para cada modalidade de transporte;
  • Qual a melhor forma de fazer o rastreamento das remessas;
  • Qual o local de melhor acesso para instalar sua filial;
  • Como planejar rotas de coleta e de entrega mais eficientes;
  • Como ofertar melhor o serviço de armazenagem logística;
  • Qual será a demanda de mão de obra e como realizar as contratações;
  • Como desenvolver planos de expansão para melhorar a cobertura da região;

Essas etapas todas, envolvendo pesquisa, planejamento, testes e, enfim, execução, são indispensáveis para que empresas de transporte de carga realizem um trabalho de qualidade. Além disso, são todos pontos determinantes na hora de estabelecer qual será o valor de envio que poderá ser cobrado.

Dicas sobre o envio de carga: o valor da transportadora

Após todas as etapas mencionadas acima, a empresa de transporte irá finalmente começar a atuar. Mas, para os clientes, como ocorre o transporte das cargas?

De forma geral, há alguns passos simples que serão feitos para todas as situações logísticas. Veja a seguir.

O briefing com a transportadora de cargas

Após a contratação, o primeiro passo é a reunião de alinhamento entre a empresa transportadora e seu cliente.

Muitos dos pontos que serão conversados nessa reunião já foram vistos antes, durante o período de negociação, entre eles:

  • Quais as necessidades logísticas da empresa contratante;
  • Onde ela fica e em quais locais acontecerá a coleta das cargas;
  • Quais os prazos de coleta e entrega para cada tipo de remessa;
  • Que tipo de veículo será necessário para o transporte de carga;
  • Que tipos de serviços extras serão interessantes para a empresa contratante, como seguros ou serviços de entrega rápida;
  • Quais serão os melhores dias e horários para a coleta da carga na empresa;
  • Entre outras particularidades e necessidades especiais de cada cliente.

Porém, sempre há detalhes e especificidades práticas que só serão tratados após a contratante fechar negócio com a empresa de transporte de cargas. Por isso, há a reunião de briefing. Se a transportadora contratada não realizar esse alinhamento, fique atento!

A dica, portanto, é sempre importante procurar por empresas de transporte com as quais há um diálogo franco e aberto.

empresas de transporte de carga rápidas

Instalações e estrutura modernas reduzem o valor de envio por transporte.

Atente-se à coleta das empresas transportadoras

Enfim, chega o momento crucial: quando a empresa de transporte de carga vai finalmente realizar as primeiras coletas na empresa contratante.

É neste ponto que será possível realmente ver qual o tratamento, experiência e expertise a empresa de transporte oferece aos seus clientes. Alguns dos principais pontos a serem observados são:

  • Qual o atendimento ao cliente e tratamento realizados pelos colaboradores que estão fazendo a coleta;
  • Qual sua agilidade e facilidade em lidar com a carga;
  • Como é o cuidado e atenção para não danificar a carga;
  • Quais as condições gerais dos veículos utilizados para a coleta e transporte das remessas.

Esses quesitos são fundamentais de serem observados pois demonstram qual o comprometimento da transportadora de cargas com seus clientes, com as remessas coletas e, claro, com a qualidade do serviço prestado.

Um quesito que demonstra o quanto há valor na transportadora é justamente uma frota padronizada: algo simples, mas que deixa claro o compromisso com a qualidade da atuação logística.

Revisando o plano de ação junto de quem transporta a carga

Durante o briefing, será criado um plano de ação entre a transportadora e a contratante. Porém, especialmente após os primeiros transportes de cargas, é necessário a reavaliação do procedimento.

Isso é um processo normal, pois, mesmo o melhor dos planejamentos ainda sofre alterações quando é posto à prova no dia a dia. Condições de trânsito, obras em vias, mudanças de endereço, entre outros fatores são todos plausíveis de mudar o cenário planejado.

Logo, a dica aqui é muito simples: confie em empresas de transporte que reconhecem que podem continuamente melhorar sua atuação. E que, claro, agem para isso.

Escolha uma transportadora de cargas que trabalhe em favor do crescimento da sua empresa 

A revisão das estratégias logísticas do transporte de carga também é importantíssimo para o crescimento da empresa contratante.

Afinal de contas, o desejo de todo negócio é crescer e se desenvolver. Com esse crescimento, as necessidades logísticas e do transporte de cargas mudam muito.

É nestes momentos que vê-se o valor da transportadora. Se a empresa transportadora está comprometida com o crescimento de seus clientes, ela saberá se adaptar às suas novas demandas logísticas por meio de processos customizados.

Busque por versatilidade e adaptabilidade nas empresas de transporte de carga

Ainda que possa acontecer, para a maioria dos negócios não há uma única forma de comercializar seus produtos. Além disso, grande parte das empresas atua com produtos variados, em diversos nichos e até  mesmo em setores diferentes.

Logo, é necessário contar com uma transportadora de cargas que seja adaptável e versátil para atender a essas diferentes necessidades. Soluções logísticas com prazos variados são um dos pontos-chave nesse quesito.

Prazos mais tranquilos ainda merecem atenção

Não é porque uma carga possui um prazo mais longo de entrega que ela pode ser deixada de lado e negligenciada.

Especialmente para empresas de transporte rodoviário, que lidam rotineiramente com questões como obras em vias públicas, trânsito, acidentes automobilísticos, entre outros, toda atenção é importante.

Vale ainda ressaltar que, com um valor de envio por transportadora mais em conta, essa modalidade acaba recebendo pouca atenção de empresas menos escrupulosas. Por isso, se o valor da transportadora for muito abaixo do mercado, desconfie.

Normalmente é estipulado um período de pouco mais de uma semana para que esse tipo de remessa seja coletada e entregue ao destinatário final. Esse é um tempo médio, que pode variar, mas que abre a possibilidade de priorizar cargas mais urgentes sem que haja insatisfação do cliente final, que não precisa esperar tanto tempo para receber seu produto.

Conheça o serviço Flex da Mobi

Para entregas em menos de uma semana, atente-se para a gestão de tempo da empresa de transporte

Especialmente quando a distância entre o ponto de coleta e o ponto de entrega são grandes e há a necessidade de um prazo mais curto, uma boa gestão de tempo faz toda diferença.

Quando a carga precisa ser coletada na empresa e entregue ao destinatário em menos de 5 dias, todas as decisões logísticas contam:

  • Dia e horário de coleta;
  • Dia e horário de entrega (especialmente considerando que o destinatário pode não estar presente na primeira das três tentativas de entrega);
  • Rotas utilizadas em ambos os percursos;
  • Quanto tempo levam os processos internos de recebimento, triagem, transferências e organização da empresa transportadora.

Por isso, estar atento à gestão de tempo realizada pela empresa logística é um ponto fundamental. Ela será um fator determinante em como o cliente final irá perceber a qualidade da sua empresa.

De forma geral, podemos dizer que esta modalidade possui um ótimo custo-benefício, já que o valor de envio por transportadora é moderado e, para a maioria das remessas, seu prazo de coleta e entrega se ajusta sem problemas às suas necessidades.

Conheça o serviço Plus

Verifique se a empresa realmente entende o que é prioridade no transporte de carga

Não é segredo que todo mundo — empresas e destinatários finais — querem suas encomendas entregues o quanto antes. Serviços de armazenagem logística, por exemplo, são excelentes neste quesito.

Porém, nem sempre esse desejo por agilidade está alinhado com a real necessidade do destinatário. Por exemplo, produtos de urgência (tal qual documentos, materiais laboratoriais e perecíveis) de fato possuem um requisito de entrega rápida; por outro lado, produtos como peças de reposição ou objetos variados podem, de maneira geral, contar com um prazo maior.

Nos casos em que há realmente um requisito de entrega rápida, planos com prazo entre um dia útil ou até no mesmo dia, devem ser a máxima prioridade das empresas de transporte de carga.

Contar com uma empresa logística que realmente saiba quais remessas priorizar é tão importante para o sucesso do negócio quanto oferecer bons produtos e serviços.

Descubra os serviços Agility e VIP

Priorize o valor de envio por transportadora com os prazos combinados

Uma forma de aliar prazos cabíveis à necessidade de cada carga com um melhor valor de envio por transportadora é utilizar serviços personalizados de coleta e entrega. Isso vale tanto para empresa de transporte rodoviário quanto para outras modalidades.

Muitas pessoas acreditam, de forma errônea, que esse tipo de serviço possui um custo elevado, mas isso não é necessariamente verdade. É também interesse das empresas de transporte proporcionar o melhor serviço, com os menores prazos possíveis e custos atrativos.

Por isso, a dica aqui é que se nenhum plano padrão oferecido pela transportadora de cargas se ajustar às necessidades do seu negócio, sempre pergunte por soluções personalizadas.

Tecnologia de ponta é fundamental  para empresas de transporte de carga.

Escolha uma transportadora de cargas que tem a tecnologia como aliada

Estamos no século XXI (e, vale apontar, que já estamos bem avançados nele): a internet, os smartphones e as tecnologias digitais já são realidade há muitos anos.

Infelizmente, muitas transportadoras, especialmente empresas de transporte rodoviário, estagnaram nos avanços tecnológicos. Isso impacta negativamente a qualidade do serviço prestado e, mais do que isso, desvaloriza o produto da empresa contratante.

Portanto, na hora de contratar uma empresa de transporte de cargas, sempre confira quais tecnologias ela usa em favor de sua atuação. Equipamentos e tecnologias mais importantes são:

  • Códigos inteligentes de rastreamento;
  • Atualizações em tempo real do percurso de cada carga;
  • Aplicativo de trabalho para os colaboradores;
  • Equipamentos de triagem de remessas, como Esteiras e Sorter;
  • Plataformas e dashboards de acompanhamento de remessas;
  • Livre comunicação digital com a empresa logística, incluindo as redes sociais.

Esse tipo de suporte tecnológico adiciona segurança e confiabilidade no serviço de transporte de carga, pois dá autonomia e poder de decisão à empresa contratante.

Conheça mais sobre a história da Mobi

Aqui na Mobi temos orgulho em dizer que nosso maior sucesso são nossos colaboradores — os Mobers.

Contamos com uma equipe de profissionais incríveis, que diariamente se superam para entregar um serviço de transporte de carga com toda qualidade, agilidade, versatilidade e custo-benefício que acreditamos ser ideal.

Esse comprometimento se faz presente em todas as etapas da nossa atuação: desde a coleta até a entrega ao destinatário final de cada remessa. Além de conferir nossas redes sociais, acesse nosso site e mande uma mensagem para nós.

Um de nossos especialistas irá entrar em contato com você e buscará entender melhor quais as necessidades logísticas da sua empresa. Iremos, então, desenhar um plano logístico completo, com abrangência nacional, que se adequa tanto ao que você precisa quanto ao seu bolso.