Tão importante quanto ter bons produtos, ter serviços de entrega rápida e oferecê-los aos clientes é fundamental para o crescimento de um negócio. Neste artigo iremos detalhar o quão relevante é esse diferencial e como utilizá-lo em favor do desenvolvimento comercial da sua empresa. Confira.

A importância dos serviços de entrega rápida

Entregas rápidas são uma prioridade para praticamente todas as pessoas, afinal, quem não gosta de receber suas encomendas o quanto antes?

Porém, quando falamos de empresas e negócios, este tipo de serviço ganha um papel ainda mais importante, pois tem relação direta com a satisfação dos clientes finais. Em outras palavras, se uma empresa oferece produtos, mas não os entrega em tempo hábil, poderá ter perdas sérias por conta disso.

É exatamente por esse cenário que cada vez mais negócios preferem contratar uma empresa de entrega rápida para lidar com suas remessas, tendo assim a certeza de que seus clientes irão receber as encomendas no menor tempo possível.

Como funciona a logística de entregas

O cliente final — aquele a quem o produto será entregue — é o ponto-chave dentro de uma equação que pode parecer simples à primeira vista, mas que, na realidade, conta com diversas variáveis.

Muitas pessoas acreditam que, para entregar um pacote, é necessário apenas a empresa coletar o mesmo em uma fábrica e diretamente levá-lo ao destinatário, porém esta não é a realidade.

A coleta das remessas

Antes mesmo de iniciar a coleta, há um planejamento  completo de rota, análise de carga e volume que o veículo suporta, tempo estimado de trajeto e um estudo de dados para garantir que há uma quantidade viável de encomendas a serem coletadas.

Até mesmo o HUB que irá receber temporariamente essas remessas (o espaço da empresa de entrega rápida destinado a isso) é preparado com antecedência, otimizando assim o tempo de triagem necessário para o processo logístico.

Triagem e organização na empresa de entrega rápida

Com as encomendas já no HUB da empresa de logística, inicia-se todo o processo de triagem, organização e destinação para filiais que farão as entregas.

Com ajuda de equipamentos especializados, a triagem e organização são feitas a partir de diversas informações sobre cada remessa, tais quais:

  • Roteiro de entrega;
  • Prazo de entrega;
  • Código de rastreio da encomenda;
  • Filial que irá receber a encomenda para entrega;
  • Tipo de veículo necessário para realizar a entrega;
  • Entre outros dados de logística aplicada.

Com as remessas então organizadas, elas são preparadas nos veículos para entrega ao cliente final ou, caso haja a necessidade, serão igualmente preparadas em veículos que farão sua redistribuição para outras filiais da empresa de entrega rápida.

Uma empresa de entrega rápida que possui um grande espaço de armazenamento em seu HUB e filiais sai na frente neste quesito. Isso acontece justamente pela maior facilidade em organizar as remessas e distribuí-las efetivamente entre as unidades da mesma.

A entrega ao destinatário

Com a remessa na filial mais próxima possível ao destinatário, a encomenda é preparada para ser entregue ao mesmo.

De forma semelhante à coleta e triagem, há um estudo completo de rota, capacidade do veículo, horários, prazos, etc. que será feito para garantir que o processo de entrega seja o mais eficiente possível.

Com todas essas etapas concluídas, o veículo é preparado com as remessas e finalmente liberado para fazer a entrega ao destinatário final.

Há ainda as situações em que a entrega não consegue ser concluída. Casos comuns são endereços errados ou o destinatário não estar presente no horário da entrega. Nessas situações, a empresa de logística irá realizar até 3 tentativas antes de retornar a encomenda ao remetente.

Pode-se dizer, portanto, que realizar a entrega rápida de documentos, por exemplo, não é apenas coletar e entregar a remessa, mas sim que há uma estrutura de logística inteira se movimentando para isso.

É neste quesito que um dos fatores fundamentais da logística se mostra: a localização. É de máxima importância que a empresa de entrega rápida conte com filiais e unidades em localizações estratégicas em sua área de abrangência, pois isso potencializa sua agilidade e organização.

Serviços de entrega rápida de documentos

Acabamos de mencionar uma modalidade muito comum: a entrega rápida de documentos.

Isso acontece porque certidões, documentos pessoais, registros legais, cartões bancários, cartas de crédito, entre tantos outros, são uma grande prioridade da vida moderna.

Além disso, por terem informações pessoais e/ou confidenciais dos destinatários, é primordial que tudo seja entregue o mais rápido possível, minimizando assim possíveis problemas com seus conteúdos.

Outro ponto muito importante é que há inúmeros tipos de documentos que são sensíveis ao tempo, ou seja, que têm prazos específicos para que possam ser utilizados, então garantir que estes cheguem às mãos de seus proprietários é de máxima importância.

Serviços de entrega rápida para outros tipos de remessas

Porém, há diversos tipos de remessas que também priorizam a agilidade na entrega. E, como mencionamos, encomendas entregues o quanto antes é algo que a maioria das pessoas e negócios buscam.

Alimentos, produtos perecíveis, medicamentos e flores são alguns dos produtos que também utilizam bastante esse serviço, justamente por terem no tempo o elemento principal para a satisfação do cliente.

Sendo assim, a entrega rápida de documentos não é nem de longe a única possibilidade desse tipo de serviço, que se aplica a inúmeros outros produtos e, portanto, a outras empresas.

Podemos dizer, então, que a entrega rápida é o tipo de serviço que está disponível quando a empresa que os contrata entende que a prioridade é que seus clientes recebam as encomendas o quanto antes.

Porém, como isto é feito na prática?

Modalidades de serviços de entrega rápida

Apesar de “rápido” ser uma palavra muito utilizada, seu significado é relativo. Para algumas pessoas, “rápido” quer dizer em alguns minutos; para outras, quer dizer em algumas semanas.

Essa percepção também varia de acordo com a situação em questão: construir um prédio de 20 andares em um mês, por exemplo, é rápido; no entanto, levar uma semana para receber um remédio de uso diário que acabou é algo muito demorado.

Por isso, na hora de contratar uma empresa de entrega rápida, vemos que o mais comum é que haja diversas modalidades diferentes de entrega, cada uma delas se adequando a diferentes cenários.

Entrega em uma semana

Uma modalidade muito popular é aquela que, em prazos de até 7 dias, fazem a coleta e a entrega ao destinatário final.

Sua popularidade se dá tanto por ser uma opção mais em conta quanto por ser um prazo razoável para a maioria dos produtos enviados, sendo um “meio termo” entre modalidades mais ágeis e a entrega comum.

Pode-se dizer então que negócios que contratam este tipo de serviço querem oferecer um diferencial aos seus clientes, porém com um custo mais baixo e sem a necessidade de urgência com os produtos enviados.

Entrega em poucos dias úteis

Opções em menor prazo são aquelas que estabelecem um número de dias úteis para que a remessa chegue até o destinatário. Por exemplo, a modalidade de 4 dias úteis determina que, tirando finais de semana e feriados, a remessa chegará em 4 dias ao cliente final.

Na prática isso quer dizer que a remessa será coletada e entregue em menos de uma semana, o que é ideal para situações que não são urgentes, mas também que precisam de atenção e precisão.

Essa modalidade é muito utilizada como entrega rápida de documentos e medicamentos, principalmente quando há um maior prazo de folga no recebimento dos mesmos.

Serviços de entrega rápida em até 1 dia útil

Semelhantes à modalidade anterior, serviços com prazo de 1 dia útil são considerados de urgência, sendo prioridade para as empresas de logística fazer a coleta e a entrega desses materiais.

Especialmente disponíveis em grandes cidades e capitais, como é o caso de São Paulo, esse tipo de serviço é voltado para as remessas que requerem, de fato, toda atenção necessária, ainda que não precisem ser entregues no mesmo dia.

Muito utilizado também na entrega rápida de documentos, medicamentos e alimentos, este serviço é um dos mais buscados por empresas que lidam com informações especiais e produtos perecíveis.

Coleta e entrega no mesmo dia

Essa modalidade é a que mais vem à mente quando se fala em entrega rápida, e não é para menos.

Com a máxima prioridade e toda atenção da empresa de logística, as remessas enviadas neste serviço serão coletadas, passarão por triagem, organização e envio para serem entregues, tudo no mesmo dia, contando ainda com todas as informações de rastreabilidade possíveis.

serviços de entrega rápida de cartão

QR codes e etiquetas digitais são opções de tecnologia que tornam a entrega rápida de documentos ainda mais efetiva.

Contratar uma empresa de entrega rápida ou realizar internamente?

Quando falamos em serviços de entrega rápida, muitas empresas e negócios ficam com o “pé atrás” na hora de decidir se contratam uma empresa de logística ou se realizam eles mesmos as entregas.

É uma dúvida válida, especialmente quando falamos de produtos que requerem manejos especiais na entrega, prazos realmente apertados e informações valiosas.

Vale destacar, portanto, a estrutura que as empresas de logística investem para ter, além de HUBs, filiais, veículos, profissionais capacitados e outros fatores mais tangíveis. Sem contar os grandes investimentos em tecnologia e expertise.

Aqui na Mobi, por exemplo, desenvolvemos nossa plataforma digital internamente, garantindo assim que ela se ajuste a todas as necessidades. O mesmo vale para nosso aplicativo, dedicado a facilitar o trabalho dos nossos colaboradores.

A plataforma conta com dezenas de funções que permitem aos nossos clientes rastrear todo o processo de coleta, manejo e entrega de suas remessas, desde o momento em que recolhemos os pacotes com nossos clientes até o momento em que são entregues aos destinatários finais.

Dessa forma, fica visível o quanto a experiência e a especialidade das empresas do ramo faz-se sentir, especialmente nos serviços de entrega rápida, que requerem um grande domínio das técnicas de logística.

Por fim, um fator importantíssimo que precisa ser mencionado é a rastreabilidade. Empresas de logística que investem em tecnologia e inovação disponibilizam a seus clientes diversas ferramentas para rastrear as remessas durante todo seu trajeto, dando assim mais segurança ao processo logístico como um todo.

Como escolher os serviços de entrega rápida certos para sua empresa?

Como já falamos, “rápido” é uma questão relativa, que depende das prioridades dadas a cada tipo de produto a ser entregue, seus prazos, distância até o destinatário, as necessidades do cliente final e uma série de outros fatores.

Analisar cada um deles é importantíssimo para determinar qual é, de fato, o prazo certo a ser considerado para cada remessa. A partir disso, então, fica mais simples contatar a empresa de entrega rápida e fazer o orçamento do serviço.

Vale ainda apontar que uma possibilidade para as empresas e negócios é oferecer aos clientes finais a oportunidade de escolherem o tipo de frete desejado. Dessa forma, fica a cargo do destinatário dizer qual o prazo que considera melhor para as suas necessidades e desejos.

Nessas situações, contar com os serviços de uma boa empresa de logística é fundamental para que se consiga o melhor custo-benefício da operação, disponibilizando também as melhores opções e custos aos clientes finais.

Essa é uma excelente opção pois garante o direito de escolha do cliente final, ao mesmo tempo que diversifica os fretes oferecidos pela empresa: duas formas de valorizar a opinião e as vontades do consumidor e do público da marca.

Conheça as soluções logísticas da Mobi

Aqui na Mobi temos diversas opções de soluções logísticas, com prazos de coleta e entrega variados, que se ajustam às necessidades dos nossos clientes. Nos orgulhamos de oferecer um rol completo de serviços de entrega rápida com a mais alta tecnologia do setor.

Mas também sabemos que, às vezes, nossos clientes têm necessidades especiais, nas quais a flexibilidade de prazos é fundamental para o sucesso do negócio. Por isso, ao falar com um de nossos especialistas, basta indicar que este é o caso: faremos um estudo completo para propor a melhor alternativa para a sua empresa.

Acesse nosso site e conheça mais sobre nossa trajetória e os diferenciais que oferecemos aos nossos clientes. Você também pode seguir nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades.