Assim como outros setores, a logística tem uma vasta gama de estratégias implementadas para facilitar os processos e auxiliar na organização e no planejamento. Hoje vamos falar de mais uma delas: o picking na logística. O objetivo é explicar o que é picking e abordar os diferentes tipos que há no mercado. Confira!

O que é picking na logística?

Na logística, uma definição adequada para o termo “picking” (também chamado de order picking) é o seguinte: processo de separação dos pedidos e das remessas que serão entregues por determinada empresa. Ele tem um papel fundamental, pois é a primeira etapa para posterior liberação de entrega.

É importante que este trabalho seja realizado com muita atenção, já que falhas no picking podem acarretar problemas maiores e atrasos significativos nas demais partes do processo. Com isso, um picking muito bem efetuado na logística é essencial para minimizar falhas e maximizar a padronização.

Como o picking é realizado?

Basicamente, o processo de picking pode ser realizado em qualquer tipo de armazém ou centro de distribuição. Ele ocorre no momento em que se faz necessário ordenar as cargas para que, na sequência, sejam efetuadas as etapas de embalagem individual dos pedidos (packing — falaremos mais sobre ele abaixo) e o encaminhamento para transporte.

A atividade pode ser realizada de formas distintas. Algumas empresas fazem a tarefa de maneira totalmente manual, na qual um operador se desloca até o armazém, reúne as remessas e faz a devida separação. Outras, que já possuem maior investimento em tecnologia — ou mesmo por conta de maior demanda —, preferem realizar a atividade de forma automatizada, com o auxílio de esteiras transportadoras, sistemas de armazenagem, entre outros.

Quais são as diferenças entre picking e packing?

Como mencionamos acima, packing é a etapa em que é realizado o empacotamento das remessas individualmente. Alguns dos objetivos que podemos destacar no packing são:

  • Unificar pedidos;
  • Criar embalagens resistentes;
  • Proteger produtos de possíveis danos de transporte, armazenagem e manuseio.

Ou seja, o packing tem total relação com a manutenção da qualidade do produto enviado e com a experiência da pessoa que vai recebê-lo. Por isso, é importante dar uma atenção especial a esta etapa do processo logístico. Aqui também pode ser implementado um investimento em sustentabilidade. Uma excelente prática é priorizar materiais sustentáveis para compor as embalagens que serão utilizadas.

Algumas empresas menores “pulam” a fase de pickling e vão direto para o packing, já que a demanda de pedidos acaba sendo baixa e inviabiliza a execução das duas operações.

Funcionária da mobi realizando a separação de remessa no armazém da empresa.

O picking é o processo de separação dos pedidos e das remessas.

Benefícios e vantagens de um picking eficiente

Já deu para perceber o quão importante é o recurso do picking na estratégia logística de uma empresa, não é mesmo? Vamos listar aqui algumas das vantagens e dos benefícios que essa prática oferece:

  • Redução significativa nos erros que podem ocorrer no envio de remessas;
  • Agilidade na entrega e maior satisfação dos clientes;
  • Menos burocracia;
  • Redução nos custos;
  • Geração de diferenciais competitivos;
  • Entre outros.

Vale destacar que existem no mercado, essencialmente, quatro tipos de picking, cada um deles com características que funcionam melhor em uma ou outra estratégia logística. Além disso, os benefícios e as vantagens podem sofrer alterações no comparativo entre as modalidades.

Os principais tipos de picking

Agora que você já sabe o que é picking, como ele é realizado de modo geral e quais são suas vantagens e benefícios, vamos discorrer sobre cada um dos quatro modelos mais comuns na logística. São eles:

  • Picking discreto;
  • Picking por onda;
  • Picking por lote;
  • Picking por zona.

Picking discreto

Essa é uma abordagem que visa um cuidado individualizado e minucioso, já que, para acontecer, ela depende do acompanhamento de uma pessoa designada para cada etapa, do início ao fim do processo e os pedidos são separados um por vez. Isso é interessante pois garante uma redução considerável de deslizes, diminuindo, com isso, a margem de erros.

Entretanto, para que esse olhar detalhado se torne efetivo, será preciso investir muito mais no fator tempo, uma vez que cada pedido é analisado de forma individual. Pode não ser a melhor opção para empresas com alta demanda de remessas, pois o processo será menos ágil, aumentando o tempo de preparação dos pacotes.

Picking por onda

No picking por onda os pedidos também são separados um por vez, mas aqui é respeitado um calendário que define previamente as necessidades e os prazos de cada entrega, de acordo com o direcionamento do cliente. As remessas são acumuladas e processadas seguindo esse agendamento prévio

Ele garante maior eficiência operacional, já que o recolhimento dos pedidos é realizado em certos períodos de tempo no turno. Funciona muito bem em organizações que precisam de um processo mais sincronizado, além de poder ser utilizado simultaneamente a outro tipo de picking.

Picking por lote

Agora, entramos em uma categoria que se difere das duas anteriores. No picking por lote todas as remessas são separadas de uma só vez. Essa prática reduz o tempo de deslocamento e movimentação no armazém. Pode ser uma excelente alternativa para empresas pequenas, que não possuem amplo espaço físico.

A grande vantagem nesse modelo é a otimização do tempo, por conta do agrupamento de pedidos. Mas é importante salientar que aqui a atenção deve ser redobrada, pois essa otimização de tempo pode ocasionar mais erros. Ou seja, o planejamento é a palavra-chave no picking por lote.

Picking por zona

O picking por zona recebe este nome porque nele cada operador recebe os produtos que vão ficar sob sua responsabilidade, em uma zona específica. Em outras palavras, é uma atividade conjunta, entre vários operados, mas cada um com seu produto e zona. É uma forma de maximizar a especialização e, com isso, gerar uma boa vantagem competitiva para a empresa. O picking por zona também oferece ganho em escala e aumento de produtividade.

Esteira no armazém da Mobi com algumas remessas em processo de separação.

O investimento em tecnologia é fundamental para um picking eficiente.

Dicas para melhorar o processo de picking

É preciso criar uma cultura interna que seja benéfica para a atividade de picking. Isso é possível estabelecendo fluxos bem definidos, diminuindo a burocracia, organizando o ambiente de trabalho, investindo em tecnologia avançada, otimizando os percursos da operação, instalando um eficiente sistema de gestão, entre outros.

Contar com uma empresa especializada pode ser a escolha ideal na hora de definir não apenas o picking, mas todas as etapas que envolvem a estratégia logística do seu negócio.

Na Mobi, por exemplo, você tem à sua disposição uma equipe multidisciplinar que vai atuar desde o planejamento realista e customizado até a identificação e prevenção de falhas. Tudo isso com um suporte tecnológico moderno e otimização de todas as etapas do fluxo logístico.

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