Para empresas de logística, São Paulo apresenta uma série de desafios a serem vencidos. Desde a dimensão do município até suas muitas particularidades, conquistar espaço na capital paulista é um esforço árduo, porém pode ser muito recompensador. Veja aqui como empresas de logística em São Paulo lidam com esses desafios e os superam.
Quais são os principais desafios enfrentados pelas empresas de logística em SP?
São Paulo é a maior cidade do Brasil em diversos critérios, entre eles:
- maior quantidade de habitantes, com 12.3 milhões de pessoas;
- maior centro econômico do Brasil, com mais de 763 bilhões de PIB;
- maior território de conurbação (junção de duas ou mais cidades) do Brasil, com uma área de 7.944 km quadrados na Grande São Paulo;
- estimativa de 14,9 milhões de turistas passam por São Paulo todos os anos;
- um dos maiores IDHs do país, em 0,805;
- maior densidade demográfica, com 7.398,26 hab/km quadrado;
- um dos maiores salários médios mensal do país, em 4,1 salários mínimos;
- primeiro lugar em proporção de habitantes empregados em relação à população total.
Em outras palavras, nossa maior metrópole apresenta um cenário de possibilidades incríveis, porém de grandes desafios também.
Desse modo, para tornar mais clara a posição das empresas logísticas, vamos detalhar melhor cada um desses desafios a seguir.
1. Falta de informações completas de destinatários e remetentes
A falta de informações do destinatário e remetente é uma velha conhecida do ramo. Certamente as empresas fazem verificações no momento de recolher uma remessa acerca de dados, entre eles:
- nome do destinatário;
- endereço de entrega completo;
- caso a entrega não seja em mãos, quem pode recebê-la;
- nome do remetente;
- endereço completo do remetente;
- outras informações relevantes, como o aviso de recebimento.
Pode parecer algo simples, entretanto, especialmente em termos de endereços, há complicações. A princípio, todo endereço no Brasil segue o formato:
- rua ou avenida;
- número do imóvel;
- números complementares, se houver (por exemplo número do apartamento ou do salão comercial);
- bairro;
- cidade;
- estado;
- CEP.
Mas, em particular para São Paulo, nem todos os endereços seguem esse formato, por inúmeros motivos. Quando essas alterações não são declaradas na documentação da remessa — tanto para destinatários quanto remetentes — podem haver grandes dificuldades em fazer a entrega ou devolução da mesma.
Nesse ínterim, tanto o pacote não entregue quanto o não devolvido, tornam-se um impasse para a empresa e seus clientes. Analogamente, a situação em São Paulo é mais drástica justamente pela maior quantidade de endereços, maior variação neles e também pela maior quantidade de pessoas e empresas com nomes e endereços semelhantes.
2. Trânsito e transporte para as empresas de logística em São Paulo
A Grande São Paulo é conhecida nacionalmente pelas dificuldades com transporte. Não apenas no transporte público, mas também no transporte privado. Desse modo, tal qual indivíduos comumente enfrentam problemas de locomoção na cidade, as empresas de logística de SP também o fazem.
Sem dúvidas, esse é um cenário causado pela já mencionada escala da cidade: são muitos veículos e muitas pessoas transitando diariamente. Dessa forma, a estrutura urbana — ruas, avenidas, passarelas, ciclovias, etc. — não dá conta da demanda, ficando sobrecarregada.
Em síntese, isso se converte em uma dificuldade em realizar prazos menores nas entregas e menor eficiência nas mesmas. De forma semelhante, também significa mais gastos com transporte e maior poluição ambiental.
3. O tamanho da capital paulista e da região metropolitana
Assim como mencionamos, a capital paulista possui a maior região urbanizada do país. Também chamada de Grande São Paulo ou região metropolitana, seu tamanho em si é uma dificuldade das empresas de logística de São Paulo.
Com quase 8 mil km quadrados e cerca de 7.400 habitantes por km quadrados, a escala física da cidade é semelhante à outras metrópoles, como Nova Iorque e Tóquio. Ou seja, é como se a cada metro do território da região houvesse um possível destinatário: uma das maiores concentrações do mundo.
Nesse ínterim, unindo-se com a dificuldade de locomoção que mencionamos, “atravessar São Paulo” para realizar uma entrega é uma tarefa hercúlea. Similarmente, destacamos aqui a dificuldade em manter prazos reduzidos e a melhor eficiência das rotas de entrega como principais desafios.
4. Adequação dos serviços das empresas de logística de São Paulo em relação aos clientes
São Paulo é multicultural e polivalente: é um ditado comum que qualquer coisa e pessoas de qualquer lugar do mundo podem ser encontradas na cidade. Em outras palavras, tanto os clientes quanto seus produtos são extremamente variados.
Desse modo, a capital do estado é uma grande dificuldade em termos de personalização dos serviços que as empresas de logística em São Paulo oferecem aos seus clientes.
Uma vez que não há um padrão — um público mais homogêneo — criar um rol de soluções logísticas se torna muito mais complexo.
5. Realizar o planejamento das empresas de logística em SP
Similarmente ao tópico anterior, mesmo após um conjunto de soluções ser definido, traçar os planos logísticos é, também, um grande desafio.
Entende-se por “plano logístico” o conjunto de atividades que são realizadas em todas as etapas do processo, desde o onboarding do cliente até a entrega das remessas.
As empresas de entrega de SP têm que desenvolver softwares e planejadores muito mais robustos para lidar com a quantidade de variáveis que São Paulo possui. Da mesma forma, o planejamento de rotas, por exemplo, é muito mais complexo.
Em outras palavras, dadas as dimensões da capital paulista, toda a inteligência logística aplicada é muito mais especializada. Por sua vez, isso se traduz diretamente em requerer mais estruturas e mais investimentos.
6. Variações de horários e dias de expediente na cidade
Um ditado comum é que São Paulo nunca dorme. Consequentemente, isso é uma diferença com a qual as empresas de logística em São Paulo lidam diariamente.
Em contraste com o horário comercial comum, a capital do estado tem uma vida ativa 24 horas por dia, durante todos os dias da semana. Não apenas em dias comuns, mas em feriados, datas comemorativas e similares é a mesma coisa.
Com isso, é preciso que as empresas logísticas adequem seus horários de funcionamento também para abranger clientes cujos períodos de expediente são diferenciados. Pode parecer algo simples, entretanto, na escala de São Paulo, é um desafio enorme.
Como a Mobi encara os desafios das empresas de logística de São Paulo
A Mobi tem sua sede em Osasco: uma das cidades mais povoadas e com um dos maiores PIB da região metropolitana. Desde nossa fundação, lidamos diariamente com os desafios que mencionamos: temos orgulho em dizer que conhecemos a fundo a Grande São Paulo.
Portanto, compartilharemos a seguir como lidamos com cada um dos desafios enfrentados pelas empresas de logística em São Paulo.
1. Colocamos tecnologia a favor dos nossos processos internos
Primeiramente, levantamos o desafio quanto à falta de informações nas remessas e como isso prejudica a entrega das mesmas. Aqui na Mobi, nossa forma de lidar com isso é contar com a tecnologia: desenvolvemos nossa própria plataforma de rastreamento e acompanhamento de pedidos.
Uma vez que investir em tecnologia faz parte do nosso DNA, colocamos nossos esforços em favor de melhorar nossos processos internos. Dessa forma, conseguimos ter muito mais segurança nos dados de cada remessa. Assim, garantimos que cada uma delas terá todos os dados necessários cadastrados no sistema, melhorando nosso serviço de entregas.
2. Apostamos em veículos mais eficientes e ágeis
Em segundo lugar, o desafio levantado foi o trânsito enfrentado pelas empresas de logística em São Paulo e a falta de estrutura urbana para acomodar essa demanda.
Ao passo que entendemos que é preciso haver mudanças na cidade, também reconhecemos que nossas escolhas de veículos fazem total diferença nesse cenário. Portanto, na Mobi utilizamos principalmente os dois tipos de veículos mais eficientes em ambiente urbano: motos e bicicletas.
Dessa forma, conseguimos não só cumprir nossos prazos de entrega como também reduzi-los. Além disso, por serem veículos mais eficientes, produzem menos poluição, ocupam menor espaço na cidade e contribuem para melhorar o trânsito na capital.
3. Utilizamos centros de distribuição como pontos de apoio no nosso planejamento
O ponto seguinte que abordamos foi o tamanho da Grande São Paulo: uma região extensa e muito povoada. Por conseguinte, um grande desafio a ser enfrentado pelas empresas de entrega de SP.
Nossa estratégia para conquistar esse aspecto é ter um excelente planejamento de abrangência. Para isso, contamos com diversos centros de distribuição e armazenagem estratégica espalhados pelo território urbano.
Em síntese, cada um desses centros age como uma filial da Mobi, com autonomia para encontrar as melhores soluções logísticas para cada cenário. Em outras palavras, contamos com diversas equipes com conhecimento aprofundado e especializado das regiões que lhes competem.
Dessa forma, garantimos o melhor planejamento logístico de acordo com as particularidades de cada porção da metrópole paulista.
4. Nossos serviços são baseados em prazos, não modalidades
De forma simples, talvez a principal preocupação dos clientes das empresas de logística de SP é o prazo de entrega das remessas. Assim sendo, uma vez que reconhecemos isso, entendemos que é melhor ofertar serviços com base em prazos e não outros detalhes.
Ou seja, compreendemos a importância de bons processos internos, frota estruturada e planejamento. Entretanto, para nossos clientes, é mais importante saber que seus produtos serão entregues em um determinado período de tempo do que qual tipo de veículo será utilizado na entrega, por exemplo.
Desse modo, quando um potencial cliente entra em contato conosco, ele já tem uma boa noção do que quer para sua empresa e do que espera da Mobi. Em outras palavras, melhoramos nossa comunicação com os clientes, priorizando suas necessidades.
5. Personalizamos nossa atuação em favor de proporcionar o melhor serviço logístico
Assim como mencionamos, o grande desafio seguinte é a realização do plano logístico. Ou seja, o conjunto de ações que compreendem desde o primeiro contato com o cliente até a entrega de remessas.
Anteriormente, nos tópicos acima, mencionamos nosso investimento em tecnologia e em estruturação interna. Ambos são pontos fundamentais aqui também. Entretanto, há uma questão inédita que levantaremos agora: nossa flexibilidade e adaptação.
Na Mobi, nossa Missão é superar expectativas por meio de ótimos processos e equipes. Ou seja, na prática, isso significa que estamos preparados para conversar com nossos clientes, entender suas particularidades e desenvolver planejamentos personalizados para eles.
Dessa forma, levamos maior agilidade e eficiência para nossos serviços logísticos. Analogamente, agimos com base nos melhores preceitos de sustentabilidade e responsabilidade social para entregar resultados ímpares.
6. Buscamos alternativas e trazemos soluções que valorizam os produtos e serviços de nossos clientes
Por fim, chegamos então ao último desafio que levantamos: o ritmo acelerado e sem pausas da capital paulista. Empresas de logística em SP adotam sempre as mesmas estratégias para lidar com isso; entretanto, aqui na Mobi fazemos diferente.
Entendemos que é preciso chegar a um acordo entre o ritmo de São Paulo e a nossa atuação. Portanto, quando estamos criando nosso plano logístico, desenvolvemos junto com o cliente uma solução que será uma boa medida entre esses dois pontos.
Sendo assim, temos a possibilidade de proporcionar serviços de alta qualidade sem causar estresse para nossa estrutura logística. Ou seja, nos apoiamos na ética e na transparência em todos os momentos, para todos os nossos serviços.
Por que escolher a Mobi dentre todas as empresas de logística de São Paulo?
Se você leu até aqui, provavelmente já entendeu que a Mobi nasceu com o propósito de revolucionar a logística no Brasil. Aliás, não apenas isso: queremos expandir nossa visão do que é logística para o país todo. Desse modo, poderemos ter processos mais eficientes, eficazes e ecologicamente corretos no ramo.
Mas por que escolher a Mobi dentre tantas outras empresas de logística em São Paulo? Em resumo, porque a Mobi possui os melhores processos logísticos, uma estrutura bem firmada e, principalmente, uma equipe incrivelmente capacitada.
Ah, e vale também mencionar: temos o diferencial de ter 100% de cobertura em todo o estado de SP. Se você precisa de uma remessa entregue em qualquer cantinho do estado, desde a capital até o interior, somos a empresa certa!
Entre em contato conosco agora mesmo e venha conhecer tudo que a Mobi pode proporcionar para sua empresa. Você vai desejar ter sido nosso parceiro muito, muito antes.