A cada dia que passa, a logística inteligente se torna mais e mais relevante no setor empresarial. Porém, vale realmente a pena investir nela? Neste artigo trouxemos uma série de questionamentos, dúvidas e explicações. Dessa forma, você poderá decidir o que é melhor para o seu negócio. Não perca!

Do que se trata a inteligência logística?

Há duas coisas diferentes que são comumente referidas como “inteligência logística”. Portanto, abordaremos ambas a seguir, explicando melhor cada uma delas.

Entretanto, vale ressaltar que ambas são muito importantes para que a logística, na prática, seja a melhor possível. Isso ficará mais claro após apresentarmos essas duas interpretações. Vamos lá?

Conhecimento e especialização como inteligência logística

A primeira interpretação de inteligência logística se refere ao conjunto de conhecimentos aplicados ao setor. Em outras palavras, essa inteligência logística reúne:

  • Conhecimento técnico da logística;
  • Experiência no ramo;
  • Prática das tarefas envolvidas no processo logístico;
  • Aplicação desses conhecimentos de maneira efetiva;
  • Processos intelectuais, práticos e organizacionais;
  • Estruturação da logística em volta de um conjunto de informações especializados do ramo;
  • Competência teórica e técnica;
  • Familiaridade com rotinas executivas e operacionais;
  • Vocabulário técnico e comunicação dedicada.

É esse tipo de conhecimento, experiência e habilidade que anos de prática desenvolvem, mesmo sem treinamento formal no ramo, como uma faculdade, por exemplo.

Analogamente, a mesma coisa acontece em outros nichos e ramos. Todos conhecemos pessoas que não tiveram a oportunidade de receber um diploma ou ter cursos, mas que são excelentes profissionais. Então, da mesma forma que chamamos isso de inteligência logística, também há a inteligência confeiteira, inteligência mecânica e inteligência artística, por exemplo.

Em resumo, pode-se dizer que logística inteligente, nesta interpretação, é o “saber fazer”.

Avanços tecnológicos e de informática como inteligência logística

A segunda interpretação do termo “inteligência logística” é mais próxima ao que muita gente espera dele. Sendo assim, seu sentido é de ter avanços tecnológicos aplicados à logística. Alguns exemplos são:

  • aplicativos de celular;
  • programas de computador;
  • etiquetas eletrônicas de rastreamento de encomendas;
  • plataformas de acesso e dashboards digitais;
  • equipamentos automatizados de triagem de remessas;
  • pontos eletrônicos.
  • rastreio de veículos de entrega;
  • programas de controle de estoque e armazenagem;
  • planejadores de rotas.

Ou seja, essa interpretação da inteligência logística volta-se para as tecnologias utilizadas na prática do trabalho.

Claro que é necessário conhecimento e habilidades para operar essas tecnologias, mas o foco é maior na sua presença no processo logístico do que propriamente na informação utilizada pelas pessoas ao manuseá-las.

Em suma, essa logística inteligente é aquela que potencializa seus resultados a partir do uso de equipamentos e ferramentas.

o que é logistica inteligente

Realizar workshops com o time de RH é uma das formas que a Mobi investe em inteligência logística.

Logística inteligente: uma visão integral

Tal qual mencionamos anteriormente, ainda que haja essas duas interpretações distintas do que é inteligência logística, é sua união que realmente faz a diferença nas empresas de logística atuais.

Já há alguns anos, no mercado de trabalho como um todo, entende-se que investir em pessoal e capacitação deve ser uma prioridade. Mais que isso, sabe-se que uma equipe despreparada não terá melhoras significativas em seus resultados, mesmo que tenha os melhores equipamentos à disposição.

Isso acontece pois, até mesmo as ferramentas mais intuitivas de utilizar, só serão aproveitadas em seu máximo potencial, se conhecimento, experiência e habilidade forem aplicadas à tarefa.

Em outras palavras, o melhor serviço logístico é aquele:

  • feito pela equipe mais preparada;
  • que tenha acesso às ferramentas certas para o trabalho;
  • e que tenha sido treinada para utilizar essas ferramentas em favor de melhorar as capacidades da própria equipe.

Tecnologia à favor dos colaboradores

Portanto, chegamos então ao ponto crucial do que é uma logística inteligente: a melhora da performance dos colaboradores da logística a partir da disponibilidade de tecnologia dedicada ao setor.

Como resultado dessa união, vê-se não apenas a melhora na qualidade dos serviços logísticos oferecidos, mas também abre-se a possibilidade de oferecer outros novos serviços. A seguir, veremos ambos esses cenários em mais detalhes.

Como a logística inteligente melhora resultados

Já abordamos, aqui em nosso blog, como a tecnologia pode ter um excelente impacto positivo na logística.

Também discorremos sobre como empresas de transporte de carga que não buscam atualizar seus equipamentos e processos perdem clientes e negócios.

De forma resumida, a inteligência logística aplicada permite transformar uma empresa boa em uma empresa de destaque nacional. Isso acontece porque a tecnologia permite:

  • automatizar processos mecânicos;
  • melhorar a eficiência de processos repetitivos;
  • reduzir o tempo de trabalho despendido por colaboradores que estariam nessas funções;
  • direcionar colaboradores para tarefas críticas, que realmente requerem a expertise humana para serem bem feitas.

É exatamente assim que a inteligência logística tecnológica funciona em favor da inteligência logística intelectual: deixando os colaboradores livres para fazerem a diferença nas funções que mais importam.

Dessa forma, a logística inteligente melhora resultados pois automatiza e mecaniza tarefas secundárias. Com isso, os colaboradores trazem resultados melhores tanto por poderem se dedicar às tarefas primárias, quanto por terem, nelas também, o apoio de ferramentas e equipamentos que as tornem mais rápidas, fáceis e efetivas.

Como a logística inteligente permite criar novos serviços

Especialmente nas últimas décadas, na qual a logística passou por uma verdadeira revolução tecnológica e intelectual, seu nível de complexidade aumentou bastante.

A adoção de novas tecnologias, aliada à novas maneiras de gestão e organização empresarial, fizeram com que os serviços logísticos ficassem cada vez mais especializados.

Empresas do ramo perceberam que, para ter sucesso, era necessário adaptar-se às necessidades específicas de cada cliente. Com isso, ao invés de simplesmente oferecer a coleta, entrega e armazenagem de itens, tal como era feito até então, passaram a oferecer serviços de logística completos e detalhados.

Há dois bons exemplos disso:

  • serviços de entrega rápida, cujo nível de atenção à detalhes e eficiência do processo logístico são os mais elevados possíveis;
  • serviços de armazenagem logística, que passaram a contar com grandes investimentos tanto em tecnologia quanto em administração.

Anteriormente, serviços como esses simplesmente não faziam parte do catálogo das empresas do ramo. Isso acontecia pois elas não tinham nem os equipamentos, nem a organização interna e nem disponibilidade de pessoal para tanto.

Ou seja, eles só são possíveis porque alinham os investimentos em tecnologia com o conhecimento e habilidade humana. Com esses dois pontos unidos, uma boa gestão logística os torna realidade, podendo, então serem oferecidos para os clientes e parceiros.

Vale a pena investir em logística inteligente?

Finalmente, chegamos ao questionamento principal deste artigo. No fim das contas, realmente vale a  pena investir em inteligência logística?

A resposta é: sim.

Porém, há mais perguntas a serem feitas (e respondidas) sobre o assunto, como veremos a seguir.

logistica inteligente importância na mobi

Exercícios laborais ajudam a manter a saúde dos colaboradores e a propagar a cultura interna da empresa.

Como investir em inteligência logística?

Discorremos extensivamente sobre como a inteligência logística é o resultado do conjunto entre conhecimento e tecnologia. Mas como investir em inteligência logística na prática? É preciso dar cursos e palestras para os colaboradores? Deve-se comprar equipamentos novos, top de linha?

Antes de mais nada, claro que dar cursos para os colaboradores e ter equipamentos novos são dois pontos muito importantes. Porém, voltamos a ressaltar que a palavra-chave é “união”.

Investir em logística inteligente, portanto, é balancear os investimentos em tecnologia com os investimentos em capacitação dos colaboradores. Ou seja, para investir em inteligência, é preciso, fundamentalmente, uma boa administração.

Na prática, siga o passo a passo:

  • invista em boas contratações, de profissionais dedicados, éticos e que gostem de trabalhar no setor logístico;
  • construa, em conjunto com esses colaboradores, uma cultura interna positiva, colaborativa e honesta;
  • adquira equipamentos que seus colaboradores saberão usar e/ou cujo tempo de capacitação para seu uso seja hábil;
  • realize, periodicamente, reciclagens do treinamento com os equipamentos;
  • de forma semelhante, realize periodicamente as manutenções dos equipamentos e também eventuais melhorias que forem necessárias.

Lembre-se: um equipamento só é tão bom quanto o uso que se faz dele; pessoas é que fazem total diferença nos resultados obtidos por uma empresa.

Como saber se está na hora de adquirir novas tecnologias?

O passo a passo que colocamos acima é uma visão geral do processo de contratação de pessoal e implantação de equipamento no serviço logístico. Entretanto, logo surge uma segunda dúvida relacionada à ele: devo adquirir um equipamento novo?

Aqui, novamente, a questão divide-se em duas:

  • substituição de um equipamento por outro que faça a mesma função, porém de forma melhor;
  • aquisição de um equipamento novo, que permitirá melhorar um processo ainda não otimizado.

No primeiro ponto, é preciso considerar muito bem o motivo da troca do aparelho. Sendo assim, algumas perguntas que ajudam a tomar esta decisão (seja para sim seja para não) são:

  • haverá uma melhora muito significativa na execução do serviço?
  • qual será o gasto do investimento?
  • quais serão os gastos de manutenção desse novo aparelho?
  • como esses dois gastos (de aquisição e de manutenção) se comparam aos gastos do aparelho atual?
  • o equipamento atual está apresentando algum problema, defeito ou outra condição que prejudique sua eficiência?
  • se sim, qual seria o gasto necessário para consertá-lo?
  • quanto tempo demoraria esse conserto e por quanto tempo o equipamento ficaria fora de uso?

Frequentemente, a substituição de equipamentos só compensa quando o investimento possui um excelente custo-benefício. De maneira geral, se a aquisição da primeira ferramenta foi bem pensada e executada, ela continuará sendo utilizada por um longo tempo.

Por sua vez, o segundo ponto levanta as seguintes questões:

  • qual o valor de investimento necessário?
  • em quanto tempo esse investimento se pagaria?
  • quais os investimentos, tanto monetários quanto de tempo, necessários para capacitar a equipe a utilizar esse novo equipamento?
  • qual seria a melhora do processo interno de trabalho com a aquisição dessa nova ferramenta?

De forma geral, investir em equipamentos novos, que irão permitir melhorar uma área, função ou setor que ainda não teve investimentos em tecnologia, tende a ser uma boa opção. Porém, isso não é uma regra: cada cenário deve ser avaliado individualmente.

logistica inteligente investimentos

Investir em novos equipamentos pode requerer também mudanças de estrutura na empresa.

Como incentivar meus colaboradores a terem os melhores resultados possíveis?

Você deve recordar que, quando falamos de como investir em inteligência logística, os dois primeiros pontos foram:

  • investir em boas contratações;
  • construir uma cultura interna positiva.

Isso vale para absolutamente todos os colaboradores. Desde o motofretista até a diretoria.

Ética, compromisso, honestidade, dedicação e espírito de equipe são características pessoais fundamentais para um bom funcionário. É por elas que deve-se buscar em qualquer profissional, acima inclusive de experiência no setor e na função.

Um bom exemplo de como alinhamos valores pessoais com a performance no trabalho aqui na Mobi é nosso projeto Bike Mober. Nele, selecionamos colaboradores que já são pessoas fisicamente ativas, gostam de trabalhar nas ruas e que valorizam a preservação do meio ambiente.

Por sua vez, a cultura interna de uma empresa é algo desenvolvido a partir das relações humanas no local de trabalho. Ela é um resultado direto de como as pessoas se tratam, tanto nos momentos calmos quanto nos momentos de estresse.

De forma simples, pessoas de caráter tratam-se de forma positiva, saudável e respeitosa. Sendo assim, essa postura é propagada para toda a empresa.

Portanto, para conseguir os melhores resultados dos colaboradores é preciso:

  • analisar atentamente o perfil de cada candidato no processo de contratação;
  • continuamente desenvolver atividades internas que valorizem a cordialidade e o espírito de equipe no ambiente de trabalho;
  • valorizar os resultados previamente obtidos e utilizá-los como incentivo para performances melhores.

Desse modo, demonstra-se, de forma prática, que resultados não são simples consequência do esforço e dos valores monetários gastos com estrutura e pessoal. Pelo contrário, são consequência direta da união entre pessoas motivadas, que utilizam de forma correta os equipamentos disponíveis e que se desenvolvem profissionalmente em conjunto.

Acompanhe o dia a dia de uma referência em logística inteligente

Aqui na Mob, a inteligência logística é um dos nossos pilares operacionais.

Desde o começo, investimos em equipamentos e tecnologias que melhoram nossa produtividade. De forma semelhante, fazemos questão de ter, em nossa equipe, alguns dos melhores profissionais do mercado.

É graças a essa conjunção de forças que nos tornamos uma empresa líder no segmento logístico. Nesse interim, temos o orgulho de nos posicionar como especialistas em logística inteligente.

Para acompanhar mais das nossas ações, iniciativas, serviços e investimentos, há algumas opções:

  • você pode acessar nosso site, que é onde tudo começa;
  • seguir nosso LinkedIn, no qual sempre postamos sobre nossas mais recentes ações internas;
  • acompanhar nosso Facebook para ficar por dentro das nossas expansões e  serviços logísticos;
  • nos seguir no Instagram e ver diretamente a interação dos Mobers conosco;
  • ou, por fim, pode entrar em contato conosco e solicitar um orçamento para sua empresa.

Interaja conosco! Adoramos conhecer mais dos nossos leitores. Dessa forma, sabemos melhor o que trazer de conteúdo aqui no blog e como auxiliar ainda mais o desenvolvimento da logística no Brasil.